
Possibility - Psicologia e Neuropsicologia
Avaliações e Intervenções Psicológicas
Kátia Bueno Ribeiro
CRP. 06/92457
Avaliações


Bariátrica
O papel do Psicólogo é fundamental na avaliação das condições emocionais do paciente para passar por este processo, levando em conta ainda todas as mudanças que ele enfrentará no pós-operatório.
Compreende-se que o paciente que chega ao momento de uma cirurgia bariátrica, já traz consigo um histórico relacionado à obesidade, provavelmente envolvendo tentativas de emagrecimento às vezes frustradas, dificuldades em seu cotidiano ligadas ao excesso de peso, possíveis doenças associadas, pressão social, entre outros fatores. Tudo isso envolve certo estresse, acompanhado de expectativas e ansiedade pela realização de um procedimento cirúrgico e também frente às mudanças idealizadas pelo paciente após esta intervenção.
Assim, o trabalho do Psicólogo na avaliação deste paciente se inicia e deve considerar certos fatores:
-
História clínica do paciente:
-
Padrões familiares:
-
Autoestima e sua imagem corporal,:
-
Existência de compulsões, crises de ansiedade,
-
Capacidade do enfrentamento de estresse e tensão:
-
Disponibilidade para mudanças de hábitos.
Os aspectos psicopatológicos que mais se relacionam com o fenômeno da obesidade são: depressão, ansiedade, transtorno de imagem corporal e transtornos do comportamento alimentar.

Orientação Vocacional ou Profissional
A Orientação Vocacional é uma especialidade de atendimento que tem como objetivo específico capacitar o cliente a escolher uma carreira profissional de forma consciente, levando em conta as múltiplas variáveis envolvidas em sua escolha.
Usualmente estudantes de segundo e terceiro ano do Ensino Médio ou de Cursinho, os clientes buscam auxílio quando se vêem perdidos entre várias profissões que parecem interessantes, sem conseguirem adotar um critério decisivo para escolher entre elas. Se afligem ao perceber que vários de seus colegas já fizeram sua escolha e se angustiam com as múltiplas influências que recebem, somadas à pressão do tão temido Vestibular.
Essas questões são abordadas na Orientação Profissional, na qual partimos da análise de quem é o adolescente para depois se compreender suas necessidades, analisamos habilidades, interesses motivadores e estilo de vida, utilizando testes e outros instrumentos. A todo momento, ele aprende a fazer escolhas, tomar decisões e avaliar consequências.
Ao final do processo, esperamos que ele possa não apenas escolher uma profissão mas também saber dizer os motivos de sua escolha, o que poderá realizar com a mesma em sua vida pessoal e profissional, e que dificuldades poderá encontrar pelo caminho